Sobre este blog

No começo de 2014, meu clube do livro na Alemanha propôs a leitura de Americanah, da autora nigeriana Chimananda Ngozie Adichie. No começo, fiquei relutante – o que esperar de uma (para mim) desconhecida escritora africana contemporânea? Afinal, em décadas de leituras, meu foco sempre esteve nos clássicos.

Não seria exagero dizer que o livro de Chimananda mudou a minha vida. O romance trata de uma estudante universitária nigeriana que abandona tudo para se instalar do outro lado do mundo, nos Estados Unidos. Seguem-se as crises de identidade, os problemas típicos da vida de “expat”, a dificuldade de se sentir em casa, a incapacidade de criar raízes… desnecessário dizer que a identificação foi imediata! Para acalmar os seus demônios, a protagonista decide escrever um blog, no qual aborda alguns ícones culturais da Nigéria, dentre os quais o magnífico Chinua Achebe, um dos primeiros a serem resenhados neste blog (resenha aqui). Estava lançada a ideia!

Pouco mais tarde, dando uma olhada nas listas de mais vendidos dos principais jornais e revistas brasileiros, confrontei-me com a infeliz realidade de que 70% dos autores mencionados eram americanos ou anglófonos, o que me causou uma tristeza sem igual. Com tanta literatura boa sendo feita mundo afora, em vez de se abrir para novos horizontes, o público brasileiro continua confinado no que dita a indústria cultural estadunidense?! Revoltada, decidi publicar sobre meus achados como um singelo ato de rebeldia, na esperança de inspirar outros grandes leitores a desbravarem o mundo mundo, vasto mundo.

Com o tempo, fui descobrindo outros blogs dedicados ao mesmo propósito, embora nossos objetivos sejam ligeiramente diversos. Uma vez que meu foco reside em saber o que anda sendo escrito hoje em dia, busco, sempre que possível, livros publicados a partir do ano 2000, regra que quebro com raras exceções. Para mim, é indiferente que a história se passe ou não no país em questão – mais importante é descobrir quais são as tendências literárias deste país hoje em dia, e que os autores lidos sejam realmente originários de lá.

Meu objetivo é ler e resenhar um livro de cada país do mundo. Um livro por semana, 52 livros por ano, sem repetir países. Uma resenha nova a cada domingo.

Quer embarcar comigo nesta viagem? Basta clicar no botão “seguir este blog via email” para fazer uma descoberta nova a cada domingo!

Anúncios

6 thoughts on “Sobre este blog

    • Olá, peço imensas desculpas por tardar tanto em escrever. Obrigada pelo comentário – fico contente que tenha gostado do meu projeto. A lista de países vai crescendo devagar, mas sempre 🙂 Grande abraço!

  1. Parabéns pelo blog! Realmente muito válido, para que possamos conhecer outros autores e nos aprofundarmos no mundo da literatura . Talita Guedes

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s