Goodreads: Retrospectiva 2015

Sem Título10

O mais difícil é começar – mas o esforço vale a pena. Até agora, foram quase 14 mil páginas lidas em 2015. Mas ainda faltam três semanas! O desafio será cumprido!

Sem Título11

O prêmio de melhor nota no goodreads fica por conta de Tew Bunnag, um autor quase desconhecido: a Tailândia surpreendeu. Por outro lado, um ano iniciado por Orhan Pamuk (Turquia) não tinha como ser um ano mau.

Sem Título20

No começo do primeiro semestre, o destaque ficou por conta de Murakami (Japão)…

Sem Título30

… e do apaixonante Alaa al Aswan (Egito).

Sem Título40

Foram tantos os bons livros, que é difícil escolher o melhor. Tulba (Sudão do Sul) e Michiko Flasar (Áustria) estão entre os meus favoritos, mas como esquecer-me de Mai Jia (China)?… Para esquecer, fica só mesmo a má lembrança de Mercier (Suíça).

Sem Título50

O verão (europeu!) foi aberto pelo delicioso vitupério de Moya (El Salvador – um dos meus países preferidos no mundo), e abriu uma fase dedicada à literatura brasileira do século XXI.

Sem Título60

Dentre os exemplares de literatura brasileira, meu preferido, de Joca Reiners Terron, ainda não foi resenhado (presente de Natal?). Embora o livro de Ismailov (Usbequistão) seja um dos melhores que já li na vida.

Sem Título70

O final de ano veio marcado pela conjunção de extremos: por um lado, a crise da imigração (Marrocos) e o erotismo árabe (Síria), por outro a eterna ameaça do Fascismo (Hungria, Colômbia, Alemanha – não resenhado). Tudo isso acalentado por sonhos infantis (Nova Zelândia).

Sem Título80

Ler um livro de um país diferente a cada semana e ainda ter uma vida (casa, família, trabalho, viagens, curso de línguas) pareceu-me, em alguns momentos, uma tarefa impossível, mas ensinou-me a ter disciplina, a gastar meu tempo com inteligência, e a redescobrir a minha maior paixão!

Deixe uma Resposta

