Nullzeit, de Juli Zeh

Imagem

Juli Zeh já é um nome conhecido dos apaixonados por literatura, bem como dos espectadores da MTV. A autora coqueluche da Alemanha, que completa 40 anos em 2014, tem atualmente três romances publicados no Brasil: A menina sem qualidades (título original: Spieltrieb), Corpus delicti e Juncos (título original: Schilf), todos pela Editora Record. O primeiro, inclusive, causou tamanho furor que, pouco depois de ser lançado, deu origem ao enredo de uma série de televisão, estrelada por Wagner Moura e Bianca Comparato.*

Grande sucesso de vendas na Alemanha, Nullzeit é o romance mais recente da autora. O título, que quer dizer literalmente “hora zero”, vem do jargão do mergulho, e quer dizer “tempo de descompressão”, período durante o qual o mergulhador pode voltar à superfície sem correr risco de vida. A trama é ambientada no arquipélago espanhol das Canárias, localizado na costa norte-africana, e conta a história do triângulo amoroso entre uma atriz de telenovelas, um escritor falhado e um professor de mergulho. A rica e infeliz Jola Pohlen viaja a Lanzarote acompanhada do companheiro para se preparar para um papel, e acaba trazendo caos à vida pacata e ordinária de Sven, contratado para ensinar o casal a mergulhar e acompanha-los 24 horas por dia. Eis os elementos-base de um jogo de manipulação assinalado por forte tensão sexual, doses de violência e sadomasoquismo cuja densidade faz Cinquenta tons de cinza parecer um livro infantil, e cuja principal vítima e o maior favorecido acabam sendo o próprio leitor.

A ação concentra-se no curto intervalo de duas semanas, e se desenrola integralmente na pequena ilha durante o mês de novembro de 2011. O cenário escolhido não podia ser mais diferente da Alemanha, nem mais perfeito para uma história de suspense. Em primeiro lugar, o aspecto simbólico da ilha faz pensar numa prisão, e no fato de que as personagens não podem escapar umas às outras, nem tampouco a si mesmas. Além disso, as paisagens vulcânicas, o mar bravio, o desolamento da vegetação, somados ao isolamento da localidade e aos perigos da natureza, transformam, por meio da mente doentia das personagens, o cenário paradisíaco no palco perfeito para uma dança sinistra entre o amor e a morte, o desejo e a dor, a doença e o gênio.

Marcado pela linguagem lacônica e crua, bem como pelos diálogos fortes e pela tensão, características dos trabalhos anteriores da autora, Nullzeit oscila entre o romance psicológico e o thriller, e flerta o tempo todo com a percepção do leitor. Tal fato reflete-se na escolha da autora por um narrador duplo, cujas versões se distanciam à medida que o livro avança, intercalando a voz teoricamente neutra de Sven e o relato mais intimista extraído do diário de Jola. A confusão entre as versões beira a provocação, e resulta, para o leitor, na sensação de ser manipulado por jogadores profissionais, e de que a verdade nada mais é que uma questão de ponto de vista.

Não se pode deixar de dizer que, num dado momento, o enredo torna-se previsível, e que a narrativa perde força com o desenrolar da trama. Mas isso não anula o fato de que Nullzeit é, sem sombra de dúvida, um romance bem-sucedido. As personagens são bem construídas, a trama prende o leitor, e o clima de suspense é mantido até o fim. Nas passagens em que Sven fala de suas aventuras submarinas, a descrição é tão vigorosa que chega mesmo a transmitir ao leitor a sensação de estar debaixo d’água, compartilhando a sorte do ambíguo protagonista.

A má notícia é, porém, que o romance ainda não tem previsão de ser traduzido para o português. No entanto, a julgar pela boa recepção de outros romances da autora no Brasil, é de se esperar que uma edição brasileira não tarde nada a aparecer. Vale a pena conferir.

* A série A menina sem qualidades da MTV Brasil, dirigida por Felipe Hirsch,teve 12 episódios e foi ao ar entre maio e junho de 2013.

Título original: Nullzeit

País: Alemanha

Idioma original: alemão

Ano de publicação: 2012

Edição alemã: Schöffling und Co. (ISBN 978-389-5614-36-1)

Edição brasileira: não há

Número de páginas: 256

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s